Vereadores pedem melhorias para o município em 39 requerimentos apresentados

Em sessão realizada na tarde de ontem, 39 requerimentos foram colocados em pauta e aprovados pelos parlamentares presentes. Os pedidos foram solicitados para diferentes secretarias e cada requerimento foi direcionado para a pasta competente. 

À sub Secretaria de Transporte, o vereador Dito Xaréu pediu a confecção e colocação de Placas de Sinalização referentes à ponto de ônibus e nome de ruas com o CEP, para os Bairros de Meaípe, Condados e Belo Horizonte. Já para Secretaria Municipal de Obras, o mesmo parlamentar pediu a manutenção das ruas de Meaípe pavimentadas com pedras, mais precisamente as Ruas Izaltino Alves de Souza, Rio Novo do Sul, Rua Iriri e Avenida Beira Mar, e também lombo-faixas ao longo da Avenida Valdir Pessali, do trecho que liga o Bairro Meaípe, passando pelo Bairro Belo Horizonte, seguindo até o Bairro de Condados, pois é um trecho muito perigoso, com um fluxo grande de pedestres e ciclistas, e os automóveis e motociclistas não respeitam o limite de velocidade.

No local onde atualmente funciona o Almoxarifado da Prefeitura Municipal de Guarapari, no Bairro São José, a vereadora Paulina Aleixo Pinna solicitou ao prefeito, a construção de uma área de lazer com instalação de academia popular, pois a mesma acredita que o local pode ser melhor explorado pelo município. "Eu já conversei com o prefeito sobre essa mudança e espero que realmente aconteça. Uma praça de lazer será muito mais importante naquela localidade", comentou a parlamentar. Ela pede também uma linha de ônibus para atender o bairro Sol Nascente, pois a comunidade sofre com a falta de ônibus e os moradores tem que se deslocarem até a Rod. Jones dos Santos Neves para embarcar no coletivo. 

A ampliação da Unidade de Saúde de Santa Mônica, a fim de possibilitar uma melhoria das instalações físicas e sanitárias, bem como melhoria no atendimento à população da região de Santa Mônica e ampliação e modernização da iluminação da praia para oferecer mais segurança e lazer para os moradores foram pedidos apresentados pela vereadora Kamilla Rocha. Para o mesmo bairro, o vereador Denizart do Nascimento solicitou a retomada da obra da PEC (Praça de Esporte e Cultura) que está parada há anos, e pediu ainda pavimentação asfáltica das ruas nos Bairros: Santa Mônica, Setiba, Una, Perocão, Bica e Parque dos Mansões, iniciadas na gestão em 2012 e paralisadas até o momento, e pavimentação asfáltica também para a rua principal da Comunidade de Andana. 

O vereador Marcos Grijó solicitou instalação de uma antena de comunicação na localidade de Rio Claro, de modo que a comunidade tenha sinal de telefonia móvel e acesso a internet, bem como as comunidades adjacentes. Além disso, o parlamentar pediu informações sobre a terraplanagem que vem sendo realizada na localidade da Rod. Jones dos Santos Neves, ao lodo do morro da CESAN, em frente ao Bairro Nossa Senhora da Conceição, onde existe área de vegetação a qual vem sendo suprimida, podendo estar incidindo em afronta ao preconizado no art. 250 e seguintes da Lei Orgânica Municipal. "Queremos cópia do licenciamento ambiental concedido em nome de GUIVE Imóveis e Participações – LTDA – CNPJ 13.416.392/0001-16; cópia da autorização municipal para realizar a terraplanagem no local, visando futuras edificações; cópia de termos de compensação ambiental acordado com devidos pormenores de sua execução", informou. 

Drenagem e pavimentação asfáltica para a estrada principal da Comunidade de Taquara do Reino, mais precisamente a estrada que tem confluência na Rod. do Sol até a Igreja Católica Nossa Senhora das Neves, interior do município, foi um pedido do vereador Zé Preto à Secretaria Municipal de Obras. Para a mesma pasta, o parlamentar pediu ainda a reestruturação do posto de saúde Tereza Loyola de Jesus que atende as comunidades de Meaípe, Condados, Taquara do Reino, Nova Guarapari, Morrinhos e Porto Grande, pois atualmente conta apenas com uma enfermeira e um clínico geral que atende somente nas quartas –feiras e um dentista – distribuindo até 13 (treze) fichas, sendo claramente, insuficiente à demanda. "Ressalto que nos dias de hoje a unidade de saúde possui uma atendente por período provisório. Portanto, requeiro a disponibilização de um clínico que atenda durante toda a semana, mais uma técnica em enfermagem e uma atende fixa", enfatizou. 

Em outro requerimento, Zé Preto solicitou construção de uma escadaria de alvenaria que deverá dar o acesso da Rua Muriaé e lote 13 (QD C1) e (QD M1) da rua Muniz Freire conforme mapa anexo adquirido no setor de castro da Prefeitura deste Município. No mesmo consta a escadaria, mas na realidade é feita de barro e tomada por matos sendo que quando chove o acesso fica comprometido e nos tempos secos desliza devido as pedras de barro que se desprendem. Friso que o acesso é muito utilizado pelas mães que levam as crianças para a creche localizada no final da rua Muriaé com a Rua Itabira.

A revitalização de toda a orla da Prainha de Muquiçaba priorizando a reforma do calçadão foi uma solitação do vereador presdidente Wendel Lima, pois segundo ele, a obra se faz necessária por se tratar de um local bucólico que remete à Guarapari dos tempos áureos e que precisa de uma nova leitura para integrar o antigo ao novo, o paraíso natural com a modernidade fomentando o turismo da região. Além disso, Lima também solicitou a construção de um espaço alternativo para a prática de esportes radicais, priorizando uma pista de Skate no Bairro Praia do Morro, e para o bairro Itapebussu, o pedido foi para a construção de um sistema de drenagem na Rua João Bigossi, afim de evitar os constantes alagamentos ocasionado pelas chuvas.

A vereadora Fernanda Mazzelli solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que seja realizada a pavimentação asfáltica da Av. Dalmácio Coutinho, a estrada principal do Bairro Lameirão e adjacências. A mesma reiterou os requerimento nº 016/2014 e nº 581/2014 que solicitam a pavimentação asfáltica das ruas A4 e B16 e demais ruas que não foram asfaltadas e a construção de uma praça esportiva no Bairro Portal Clube, e também a intervenção no trânsito da Rodovia do Sol, na entrada do Bairro Portal Clube, em frente a Pedreira Adventure Park, à fim de reduzir os acidentes no local. "É preciso que sejam tomadas providencias mais rápido possível, para evitar que mais vidas se percam naquele trecho. Fica a cargo do órgão analisar o que deve ser feito no local", disse. 

Também preocupado com o mesmo trecho da rodovia, o vereador Lennon Monjardim pediu através de requerimento melhoria na iluminação e sinalização, pois o mesmo é perigoso e já contabiliza muitos acidentes. Além disso, o parlamentar solicitou que o prefeito inclua no orçamento de 2018 o projeto de pavimentação da estrada principal do Bairro Jabuticaba no modelo paviess com objetivo de viabilizar a melhoria do trânsito de moradores da localidade, e a transferência dos abrigos de ônibus da Praça da Bíblia para o novo ponto de ônibus recém construído atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição situada na Avenida Pedro Ramos na descida da ponte.

A vereadora Rosangela Loyola solicitou contrução de praças públicas nos Bairros Paturá, Recanto da Sereia, Setiba e Vilage do Sol e pediu também a instalação de placas de sinalização em frente à nova Escola João Batista Celestino, localizada na Av. Manoel Loyolla no Bairro Village do Sol, para garantir maior segurança aos alunos e motoristas que transitam regularmente por aquelas vias. Para o bairro Ilha do Sol, a parlamentar solicitou pavimentação de um trecho de 590 metros na rua Alexandre Castro filho (ponte de acesso ao bairro Ilha do Sol), pois o mesmo vem causando muito incomodo, tendo em vista que já foram feitos vários movimentos e abaixo assinados, no sentido de solucionar o problema que há anos vem conturbando os moradores da região.

A limpeza e patrolamento da via pública que liga Serra Queimada (Reta Grande) à Comunidade de São João do Jaboti, da via pública que liga Rio Grande Serra à Comunidade de Pau D’Óleo, e da via pública que liga Rio Grande à Fundão, foram pedidos apresentados pelo vereador Sandro Bigossi. Já o vereador Clebinho Brambati solicitou pavimentação asfáltica para as ruas do Calvário, Jardim do Éden, Monte das Oliveiras e Monte Gerezi da Comunidade de Paraíso, Samambaia. Já o vereador Gilmar Pinheiro pediu para que o prefeito não meça esforços e reative a entrada a esquerda que dá acesso, atrás do Posto Dino e ao Centro da Cidade, no sentido Muquiçaba/Centro, reivindicação essa que anseia da população, pois após o fechamento do acesso ficou árdua entrar no Centro da Cidade e na Avenida Dr. Roberto Calmon.

Os vereadores Lennon Monjardim e Wendel Lima apresentaram três requerimentos juntos. O primeiro é para a reforma da Praça Mariana Cirino, popularmente conhecida como Praça São Pedro, situada na Av. Beira Mar da Prainha de Muquiçaba, o segundo se trata do retorno da Festa de São Pedro na Prainha de Muquiçaba que têm 167 anos de tradição, e o terceiro pela reforma da Praça João Marques Pereira, popularmente conhecida como Praça do Coliseu / Praça dos Golfinhos, presenteando os moradores daquela região com uma praça onde as famílias e crianças possam desfrutar de momentos de convívio e lazer.

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de março de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715 / (27) 3361-1730
Fax: (27) 3361-1723
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Atendimento ao Público: 12h00 às 18h00

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h